Válvulas Bertoldi Mangueiras Hidráulicas

Válvulas

Conheça 8 diferentes tipos de válvulas disponíveis no mercado
Confira alguns modelos da ferramenta essencial em todo segmento de atuação

As válvulas industriais, ferramenta imprescindível em todo segmento de atuação, tem como principal função controlar, interromper ou estabelecer o fluxo de fluídos, gases, líquidos, polpas e outros materiais.

Em alguns modelos, oferece também a função de controlar a pressão e monitorar mudanças de temperatura e fluxo. Você já notou a importância da atuação das válvulas, não é? Por isso, neste post vamos abordar alguns modelos dessa ferramenta essencial para as empresas.

8 diferentes tipos de válvulas
Listamos abaixo as funções de 8 diferentes tipos de válvulas disponíveis no mercado. Confira:
 
  • Agulha: sua função é regular a vazão, controlar o fluxo com precisão. O nome “agulha” é devido ao obturador com a aparência de um cone com a extremidade bem fina. São feitas com agulhas de metal (aço inox e bronze).
 
  • Esfera para alta pressão: utilizada para impedir ou liberar o fluxo de fluido em tubulações, é produzida com material resistente à pressão de líquidos e gases. A preferência pela válvula de alta pressão faz toda a diferença na manutenção da segurança do sistema e também no desempenho do circuito de distribuição hidráulico.
 
  • Esfera tripartida em aço carbono: a válvula foi desenvolvida para a passagem ou bloqueio total do fluxo e é chamada de esfera tripartida porque a sua construção é realizada em três partes. É formada pelo corpo central, que protege a esfera e vedações, além de duas tampas, uma peça em cada lado, integrando as extremidades roscadas, com encaixe para solda ou flanges.
 
  • Fundo de Poço: o fluxo é permitido em apenas um sentido e a válvula preserva o retorno do fluxo. É usada para absorção da água em poços artesianos.
 
  • Tripartida em inox: A válvula realiza um rápido e seguro controle de fluxo, garantindo eficiência contra vazamentos mesmo sob alta pressão. Uma vantagem é que pode ser aberta ou fechada com agilidade.
 
  • Angular hidrante: é utilizada para ajudar no sistema de combate à incêndios. A válvula integra o Sistema Hidráulico Preventivo (SHP), processo que personaliza a implantação de abrigos de incêndio em locais com circulação de pessoas, visando segurança e prontidão em caso de acidentes.
 
  • Angular: produzida para aplicação no impedimento e controle de fluidos (água, óleo, gás, entre outros), considerando que a capacidade da válvula suporta pressões elevadas e temperaturas altas. A válvula possui três funções: controle, bloqueio e retenção.
 
  • Esfera de baixa pressão: manuseada por alavancas, possui uma manutenção prática e fácil. O obturador permite que o fluido passe com a alavanca aberta e impeça a passagem quando a alavanca estiver fechada. Em baixa pressão, a vedação é produzida pela mola prato, que comprime o assento contra a esfera. Não há necessidade de pressão no fluido para criar a vedação.
Dicas importantes para a instalação
Além de procurar uma equipe especializada e uma empresa confiável, você deve estar atento à alguns pontos importantes durante a instalação das válvulas:
 
  • É imprescindível que a válvula se mantenha fechada para não ter o perigo de algum resíduo impedir a vedação;
 
  • É aconselhável realizar uma limpeza na tubulação para que qualquer resíduo seja retirado;
 
  • É importante remover as proteções das extremidades da válvula;
 
  • Para evitar danos na peça, é recomendado realizar o alinhamento entre a tubulação e o dispositivo;
 
  • Para evitar despesas com manutenção, utilize peças de qualidade.

Neste post, apresentamos 8 diferentes tipos de válvulas disponíveis aqui, na Bertoldi Mangueiras Hidráulicas. Na próxima publicação, você irá conferir mais alguns modelos de válvulas existentes no mercado.

Gostou do post explicando os 8 diferentes tipos de válvulas disponíveis no comércio? Então, siga o nosso Instagram para acompanhar as nossas atualizações.