Quando devo trocar a mangueira hidráulica? Bertoldi Mangueiras Hidráulicas

Quando devo trocar a mangueira hidráulica?

Quando devo trocar a mangueira hidráulica?

Fique atento aos sinais para saber a hora certa de trocar a mangueira hidráulica

Você já deve ter ouvido falar que as mangueiras hidráulicas foram confeccionadas para substituir as tubulações, usadas para o transporte de materiais líquidos, sólidos ou gasosos em indústrias de diversas áreas de atuação. Neste post, vamos abordar em quais ocasiões devemos trocar a mangueira hidráulica.

Primeiro, vamos pontuar alguns dos grandes benefícios de adquirir mangueiras hidráulicas: a flexibilidade, capacidade de absorver vibrações, possibilidade de articulação, resistência à corrosão, facilidade na montagem, além da diversidade em tamanhos e bitolas de acordo com cada aplicação. Agora que você já sabe a importância da mangueira hidráulica, vamos à questão principal: quando deve trocar a mangueira hidráulica?

Apesar de resistentes, é preciso ficar em alerta para os sinais de uma possível danificação. Por isso, vamos te ajudar a identificar as principais situações em que você deve trocar a mangueira hidráulica sem ocasionar altos prejuízos.

8 situações em que é preciso realizar a troca da mangueira hidráulica:

.
  • Prensagem excessiva: se você notar um vazamento entre a conexão e a capa, ocasionando rompimento de malha ou espiral, pode ter ocorrido prensagem com força intensa relacionada ao diâmetro indicado;
 
  • Ruptura da mangueira na base da conexão: a mangueira rompeu na base da conexão e os arames permanecem expostos. A situação pode ter acontecido devido à movimentação excessiva;
 
  • Corte no tubo interno: a mangueira aponta vazamento ou infiltração, com pequenas bolhas no tubo interno ou na cobertura, próximo da conexão, dando sinais de que o tubo interno está danificado. O fato pode ocorrer devido à escolha inadequada dos terminais e capas, prensagem excessiva, comprimento incorreto do flexível, raio de curvatura ou montagem imprópria da conexão;
 
  • Torção da mangueira na prensagem: mais fácil de ser notada, a torção da mangueira na prensagem acontece quando ocorrem rompimentos ou quando a aparência da mangueira fica torcida. As causas podem ser: torção durante a prensagem devido a posicionamento inadequado, prensagem excessiva, mangueira ou terminal fora de eixo ou montagem imprópria.
 
  • Compatibilidade de fluido: problemas de compatibilidade de fluidos, caso forem incompatíveis, podem ocasionar a contaminação do sistema e, consequente, vazamento.
 
  • Ar seco e/ou envelhecido: se o ar estiver seco e/ou envelhecido, pode ocasionar pequenas fissuras no tubo interno da mangueira.
 
  • Raio de curvatura mínimo: caso o raio de curvatura mínimo não for atingido, os conjuntos de mangueiras, terminais e capas hidráulicas podem falhar. O problema pode ser detectado por meio do atraso do fluxo dos efluentes transportados.
 
  • Temperaturas operacionais: O calor elevado pode realizar um efeito contrário em virtude da degradação da borracha, reduzindo a retenção da conexão. Temperaturas e pressões máximas devem ser evitadas.


Percebeu como é imprescindível observar os sinais? Se você precisar realizar a troca da mangueira hidráulica de algum equipamento, opte por mangueiras de qualidade e fique atento também para a troca dos terminais e capas, já que não é recomendado reaproveitar equipamentos que já foram prensados.

Gostou deste post com dicas e exemplos de situações em que é necessária a troca da mangueira hidráulica? Então, siga o nosso Instagram para acompanhar as nossas atualizações.